CURRÍCULO
Informações
profissionais
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta de inspiração psicanalítica. Existe igualmente uma orientação integrativa na abordagem ao indíviduo.
Membro Efectivo da ORDEM DOS PSICÓLOGOS com o nº 4131


Conhecimentos
Linguas :
Inglês, Francês e Espanhol
Experências
de trabalho
De 2016 ao presente momento - RUMO – COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, CRL. Promover a inclusão educativa, social e profissional de pessoas em situação de desvantagem, na perspectiva do movimento de Emprego Apoiado. Intervenção com pessoas com doença e deficiência mental.
-2017 - Responsável da elaboração da CANDIDATURA na MQPDI - MEDIDA QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU INCAPACIDADE, no projeto Formar.
-2016 - COORDENADOR PEDAGÓGICO no projeto FORMAR, ao nível das QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADE.
-2016 - PSICÓLOGO na RUMO – COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, CRL no projeto FORMAR.
De 2015 ao presente momento – DIRETOR TÉCNICO, PSICÓLOGO e MEMBRO DA DIRECÇÃO (Fundador) da ASSOCIAÇÃO MELLITUS CRIANÇA. Associação que ter por objetivos a intervenção ao nível de pessoas com diabetes Mellitus tipo 1, quer do ponto de vista educacional, de saúde, social, quer do ponto de vista psicológico.
-2016 e 2017– Responsável pela elaboração da candidatura ao nível do APOIO AO FINANCIAMENTO pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação) pela ASSOCIAÇÃO MELLITUS CRIANÇA. Candidaturas ao nível da promoção do desenvolvimento de ações de sensibilização e desenvolvimento de uma APP.
-2015 – PSICÓLOGO ao nível do desenvolvimento de Grupos de Entre Ajuda na ASSOCIAÇÃO MELLITUS CRIANÇA.
De 2015 a 2016 – PSICÓLOGO no Centro de Formação SKILLS GYM. Centro de Competências que incide a sua intervenção sobre Jovens que frequentam o 2º e 3º Ciclo, Ensino Secundário e Universitário, dotando-os de conhecimentos e de capacidades que impulsionarão a sua liberdade para alcançarem resultados positivos. Avaliação Vocacional
Desde 2009 – PSICÓLOGO na FUNDAÇÃO CARDEAL CEREJEIRA
– Psicólogo na Fundação Cardeal Cerejeira, exercendo funções ao nível do acompanhamento psicológico de crianças e pessoas idosas, intervindo com as famílias ao nível das valências de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Convívio, Lar de Idosos e Jardim-de-infância.
- Participar no processo de triagem das candidaturas a admissão nas respostas sociais em funcionamento na instituição, realizando, se necessário, o diagnóstico social dos proponentes e elaborando o respectivo relatório;
- Participar, em colaboração com a restante equipa técnica, na elaboração, implementação e avaliação dos planos de intervenção e de desenvolvimento individual dos utentes;
- Proceder ao acompanhamento e apoio psicossocial dos utentes e das respectivas famílias, no quadro dos grupos sociais em que se integram, mediante a prévia elaboração de planos de intervenção social;
- Proceder à investigação, estudo e conceção de processos, métodos e técnicas de intervenção social;
- Participar na definição, promoção e concretização das políticas de intervenção social da instituição;
- Definir, elaborar, executar e avaliar programas e projetos de intervenção comunitária na área de influência da instituição;
- Analisar, selecionar, elaborar e registar informação no âmbito da sua intervenção profissional e da investigação;
- Assegurar a continuidade dos cuidados sociais a prestar, em articulação com os parceiros da comunidade;
- Envolver e orientar utentes, famílias e grupos no autoconhecimento e procura dos recursos adequados às suas necessidades;
- Articular-se com os restantes profissionais do serviço para melhor garantir a qualidade, a humanização e a eficiência na prestação de cuidados;
- Relatar, informar e acompanhar, sempre que necessário e de forma sistemática, situações psicológicas problemáticas, no relativo aos utentes das respostas sociais em funcionamento na instituição.
– Responsável pela Implementação e Organização do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ - na Fundação Cardeal Cerejeira.
– Responsável pela Formação Profissional Interna na Fundação Cardeal Cerejeira.
– Responsável pelo GIP – Gabinete de Inserção Profissional na Fundação Cardeal Cerejeira. Funções relativas à integração e reintegração de jovens e adultos desempregados no mercado de trabalho, encaminhamento para ofertas formativas, apoiamos na procura ativa de trabalho, Treino de competências sócio profissionais, técnicas de procura de emprego e preparação de entrevistas.
– Auditor Interno Coordenador ao nível da Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Fundação Cardeal Cerejeira.
– Orientador de estágios académicos na Fundação Cardeal Cerejeira.
- Psicologia: Pós Graduação em Psicogeriatria – “melhores respostas,
melhores cuidados” – INSTITUTO CRIAP.
- Técnico de Gerontologia: Escola Superior de Tecnologias de Saúde
– Acompanhamento e enquadramento na Fundação Cardeal Cerejeira, de pessoas com pena criminal ao nível de trabalho a favor da comunidade. Parcería com a Direcção Geral de Reinserção Social.
– Psicólogo Clínico na Clínica AV. GUERRA JUNQUEIRO
– Psicólogo Clínico na Clínica TERRA CALMA
Desde 2010 – Membro Efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
De 2010 a 2013 – Vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral do CEFIPSI – Centro de Formação e Investigação em Psicologia.
De 2007 a 2009 – PSICÓLOGO na FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA
– Psicólogo na Fundação Afid Diferença, ao nível da pessoa com deficiência e doença mental. Trabalho ao nível das competências psicossociais, desenvolvimento cognitivo e comportamental e programas terapêuticos individuais.
– Coordenador da área de Formação Profissional na Fundação Afid Diferença, ao nível da formação interna, bem como ao nível dos cursos de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes; Restauro e Manutenção de Madeiras e Multiserviços. Fundação dirigida à integração sócio profissional, intervenção relativa à pessoa com deficiência e doença mental, apoio a jovens em risco de exclusão social e seus familiares, Intervenção precoce.
– Psicólogo da Empresa de Inserção na área da Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes pela Fundação Afid Diferença através do IEFP, com o objectivo de reinserção sócio - profissional de pessoas com deficiência e doença mental, desempregados de longa duração ou em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho.
– Profissional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Centro de Novas Oportunidades -CNO- da Fundação Afid Diferença
– Responsável pela elaboração da candidatura à Renovação da Acreditação da Formação da Fundação Afid Diferença pela DGERT. (2008) – Aprovada.
– Responsável pela elaboração da candidatura à criação de uma Empresa de Inserção na área da Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes pela Fundação Afid Diferença através do IEFP, com o objectivo de reinserção sócio-profissional de pessoas com deficiência, desempregados de longa duração ou em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho. (2008) – Aprovada.
– Responsável pela elaboração da candidatura ao Projecto 'Quem não Arrisca não Petisca', integrado no Programa Municipal de Empreendedorismo Social Amadora EMPREENDE e centra-se na identificação, motivação e capacitação de empreendedores. Projecto dirigido ao Empreendedorismo para activos e desempregados, com prioridade para estes últimos e com particular incidência em pessoas que beneficiem de apoios sociais. (2008) – Aprovada.
– Responsável na elaboração da candidatura - Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade., em particular ao eixo 6.2 - integrado no Instituto de Emprego e Formação Profissional (2008) – Aprovada
– Participação na elaboração da candidatura ao Programa P.O.P.H., em particular ao eixo 6.2 - Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade - integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (2008) – Aprovada.
Desde 2007 – Clínica Privada (psicoterapia)
Desde 2007 – Clínica Privada no domicílio
De 2006 a 2008 – PSICÓLOGO no PROJETO ADAPT (Apoio Domiciliário na Amadora em Parceria) - co-financiado por EQUAL. Projeto dirigido a pessoas idosas e dependentes, com necessidades de apoio psicológico e acompanhamento terapêutico.
– Psicólogo na AURPIF (Associação Unitária de Reformados e Pensionistas e
Idosos da Falagueira);
– Psicólogo no Casal Popular da Damaia (Associação de Solidariedade Social
Vencer)
– Psicólogo na Cruz Vermelha Portuguesa da Amadora
– Psicólogo na Fundação Afid Diferença
2005 - Docente na Universidade Internacional para a Terceira Idade (U.I.T.I.), da cadeira de Psicopatologias.
2005 – Animador Sócio Cultural/ Psicólogo no projecto “Os Carenquinhos” da Cruz Vermelha Portuguesa (C.V.P.) com a duração de 7 meses. Instituição dirigida a crianças carênciadas do ensino básico, na Escola EB 1 Manuel Heleno em Carenque/ Amadora. Apoio psicossocial de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e encaminhamento de situações para a CPCJ.
De 2004 a 2005 – Psicólogo Estagiário no Programa Terapêutico “O Lugar da Manhã” (Comunidade Terapêutica) com a duração de 1 mês. Instituição dirigida ao tratamento das dependências de drogas.
2004– Psicólogo, no Grupo de Acção Comunitária (I.P.S.S.). Instituição dirigida à reabilitação psicossocial, intervenção comunitária ao nível do apoio familiar e reinserção sócio profissional de pessoas com doença mental grave, com dependência do departamento de psiquiatria do Hospital Santa Maria.
De 2003 a 2004 – Estágio Profissional como Psicólogo, no Grupo de Acção Comunitária (I.P.S.S.). Instituição dirigida à reabilitação psicossocial, intervenção comunitária ao nível do apoio familiar e reinserção sócio profissional de pessoas com doença mental grave, com dependência do departamento de psiquiatria do Hospital Santa Maria. Classificação final de Muito Bom.
Desde 2003 – Formador Certificado Homologado pelo IEFP, através da Associação CEFIPSI – Centro de Formação e Investigação em Psicologia.
Educação
1998/2003 – Licenciatura. Curso de Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (U.L.H.T.), com a classificação de 14 valores.
2002/2003 – Monografia – Modulação da Frequência Cardíaca perante a apresentação de estímulos do IAPS, no Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), com a classificação de 16 valores.
2002/2003 – Estágio Académico em Psicologia no Grupo de Acção Comunitária (I.P.S.S.), com a duração de nove meses e com um total de 720 horas. Instituição dirigida à reabilitação psicossocial, apoio familiar e reinserção sócio profissional de pessoas com doença mental grave, com a classificação de 18 valores.